terça-feira, 13 de abril de 2010

Como cuidar de Antiguidades

Cuidados com as antiguidades, com uma jóia antiga ou um mobiliário antigo, por exemplo, tornam-se essenciais não só porque são posses valiosas, mas também porque são glórias históricas que, uma vez destruídas, não podem ser reproduzidas com o mesmo acabamento original. Existem certas regras básicas para se cuidar de qualquer coleção antiga, independentemente do material de que sejam compostas. No entanto, existem certas regras específicas para se cuidar de diferentes materiais como o papel, metal, vidro ou madeira. Aqui estão algumas dicas que são aplicáveis a todas as antiguidades que necessitam de maior cuidado.


Mantenha antiguidades longe da luz brilhante: materiais como madeira, papel e têxtil são os mais vulneráveis à luz. As cores, estampas etc, podem desaparecer mais rapidamente sob exposição direta da luz. Exibi-las em um corredor ou em ambientes onde há pouca luz, é o mais aconselhável.

Manter o equilíbrio ideal de umidade: a umidade em excesso leva a oxidação do metal ou ao caruncho em móveis de madeira ou coleções. A umidade faz pinturas, madeiras e papéis encolherem, e ficam mais fragilizados em um ritmo mais rápido. 50% de umidade é o ideal. Higrômetros podem ajudar a verificar o nível de umidade do ambiente.

Evite temperaturas extremas: ambientes muito quentes como o de sótãos ou garagens que são muito úmidos não devem ser considerados para armazenar as valiosas antiguidades. A temperatura ligeiramente fresca é o ideal para eles. Corredores que são mal iluminados são uma boa opção. Também evite flutuações de temperatura. Se você for alterar o local de armazenamento da sua coleção, faça-o gradualmente. Mudanças bruscas podem levar às condições como fissuras no esmalte das esculturas, cerâmicas, etc.

Evite excesso de manipulação: O resíduo oleoso na pele pode ser deixado nos itens provocando danos. Você deve usar luvas de algodão ao manusear itens preciosos. Limpe as antiguidades apenas com a freqüência necessária. Afinal, alguns deles são extremamente frágeis.

Tenha cuidado ao limpar: itens desejáveis no seu "kit de limpeza de coleções" incluem escovas de cerdas macias, cotonetes, água destilada e álcool isopropílico.

Dicas para limpeza Antiguidades

Escovas ou pincéis suaves são excelentes para remover o pó das peças.

Spray de ar comprimido também é ótimo para artigos de limpeza que são demasiado delicados para serem limpos com uma escova.

A limpeza úmida pode ser feita preferencialmente com água destilada, uma vez que não contém nenhum produto químico ou mineral.

O álcool isopropílico pode ser utilizado para a limpeza da cerâmica e muitas peças de porcelana que têm acabamento vitrificado.

Cuidados adicionais devem ser tomados quando se utiliza álcool ou detergentes para limpeza. O álcool pode destruir o revestimento de madeira e remover a pintura sobre vidro. Detergentes com lixívia podem danificar peças frágeis como fios metálicos e pérolas em roupas antigas.
Fonte:
CraftCentral

Nenhum comentário: